terça-feira, 10 de abril de 2012

Vigor

   Uma pessoa passou por mim e disse: “gosto de ver assim, geração saúde”. É, eu ainda sei que a maioria das pessoas que frequentam uma academia ou até mesmo praticam algum esporte busca uma melhor qualidade de vida, um padrão estético melhorado, ou simplesmente está com medo de morrer. Essa associação de esporte e saúde é falha quando o primeiro é levado ou executado ao extremo: muitas vezes em condições que o corpo ultrapassa seus limites incontáveis vezes e em inimagináveis variáveis. E isso está mais para doença do que para saúde. Se perguntarem para mim: “mas e quando você chegar aos setenta anos?”. Quando você tiver setenta anos eu já estarei morto há no mínimo dez anos. Mas esses excessos são o sentido da vida para muitos esportistas – inclusive para mim.

   Não é fama, não é glória, é apenas a busca daquele prazer que é adquirido quando você consegue superar metas. E são metas bem pesadas. Explicar é bem difícil. Só sabe quem realmente sente na pele. Buscar um sentido para isso é complicado. Razão para superar limites no esporte: é o mesmo que saltar de pára-quedas - ou seja, nenhuma. Imagine só: ali na sua frente está um peso que nem você nem mais de 98% da população mundial conseguiriam erguê-lo. O desafio foi lançado. Seu corpo ficará em alerta e preparado com o sistema de luta ou fuga. Pobrezinho, dessa vez ele vai lutar. Quando você toca no peso percebe que ele não se move e parece ser estático, preso ao chão. Respira profundamente algumas vezes – pode ser sua última respiração. E então com um movimento firme você consegue içá-lo e nota que é humanamente impossível realizar o exercício. Agora está bom. Durante a realização dos movimentos você vê que a gravidade é uma menina de seis anos indo pela primeira vez para escola sem seus pais. O peso parece que é puxado por dezenas de demônios raivosos querendo que você desça ao abismo naquela hora. Todos os seus músculos se travam como ferrolhos de uma jaula com animais raivosos. Nada é mais forte. E então naquele último movimento, com lágrimas de sangue nos olhos você consegue sentir: do seu lado esquerdo os entes queridos que já se foram, e do lado direito o suspiro do sono da morte - o coma. Logo após você desaba. Você venceu o desafio.

   Talvez no mesmo dia, ou senão em breve, você seja desafiado de novo. São desafios consecutivos esperando por você. Muitos podem achar loucura, obsessão, doença. Ou até mesmo determinação, disciplina. Não tem como saber ao certo. Só uma coisa se sabe: é força pra c******!

Força; Strenght; Vigueur; Kraft; Forza; Vim; Fuerza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário